Em delação no âmbito da operação lava jato, o empresário Ricardo Pessoa,dono da UTC ( uma das principais e bem sucedidas empresas de eng...
Em delação no âmbito da operação lava jato, o empresário Ricardo Pessoa,dono da UTC ( uma das principais e bem sucedidas empresas de engenharia industrial do brasil ),afirmou que que fez vários depósitos em dinheiro de propina da Petrobras diretamente na conta do partido da Presidente Dilma Rousseff o PT.
O dono da UTC disse ainda que a cobrança de propina em contratos com a Petrobras começou com o deputado José Janene do PP. "Depois o próprio Duque me procurou e começou a dizer que tinha que fazer contribuições políticas e que essas contribuições teriam que ser feitas através do Vacarri".
O empresário disse ainda que o pagamento de propina começou por volta de 2005 e que ele existia mesmo que não houvesse cartel ou acerto entre as empresas para vencer as licitações.
Pessoa é apontado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal como o presidente do "Clube Vip" das empreiteiras que tomaram conta de contratos bilionários da Petrobras entre os anos de 2004 e 2014. Ao ser perguntado pelo Ministérios Público Federal o MPF se havia feito pagamentos de propina a funcionários ele respondeu que sim.
Ricardo Pessoa contou que os valores para pagamento de propina era de 1% para a diretoria de serviços e para a diretoria de Abastecimento."A referência inicial era para a diretoria de serviços 1%,para a Diretoria de Abastecimento 1%. Mas isso era só referência,caberia a negociação de cada um. Eu por exemplo sempre negociei o máximo que eu pude" Relatou Ricardo Pessoa.